Filomena José Dias Fernandes Cautela (Lisboa, 16 de dezembro de 1984) é uma atriz e apresentadora portuguesa. Tem no currículo a participação em diversas telenovelas portuguesas e ainda a apresentação de programas de relevo na MTV Portugal[1] e nos canais da RTP.[2]
Carreira
Iniciou a sua carreira em 2001 com a peça Antígona, com encenação do professor Paulo Vaz (Externato Marista de Lisboa), encenador que em 2002 voltou a dirigi-la em Se o Amor For Outra Coisa, de Pedro Paixão. Integrou de seguida A Noite dos Assassinos, encenada por António Pires, Agosto em Osage, encenada por Fernanda Lapa, Janis e a Tartaruga e Mil Olhos de Vidro, de Luísa Pinto, entre outras.
Em 2003, participou na primeira temporada da telenovela juvenil Morangos com Açúcar (TVI).
No cinema, participou em Viúva Rica Solteira Não Fica, uma longa-metragem de José Fonseca e Costa e em curtas-metragens como Night Shop e O Destino do Sr. Sousa, de João Constâncio, entre outras.
Em televisão, participou em Bocage, Mundo Meu, Vingança, Conta-me Como Foi ou Cidade Despida, entre muitas outras.
Em 2005, vence o concurso MTV “VJ Casting”, lançado em junho, com o objetivo de escolher a nova cara da MTV Portugal, que se juntaria a Diogo Dias, até então o único anfintrião do canal.[1] A “estadia” de Cautela no canal incluiu uma pequena participação nos MTV Europe Music Awards de 2005, para revelarem o projeto vencedor do prémio Best Portuguese Act.[3]
Em 2010, participou na peça O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e encenada por Cucha Carvalheiro, onde contracena com grandes nomes do teatro como Elisa Lisboa, José Martins, Luís Lucas ou Maria Emília Correia.
Em 2011, apresentou, para a RTP2, o programa Fá-las Curtas.[4] Também em 2011 foi anunciado que terminaria a sua participação como apresentadora do 5 Para a Meia-Noite, iniciada dois anos antes.[5] Cautela apresentava o irreverente talk-show às segundas-feiras. Foi a única mulher a apresentar o programa entre a primeira e quarta temporada do mesmo.
Em 2013, faz parte do elenco residente de Vale Tudo, com João Ricardo, César Mourão, Inês Castel-Branco, Rui Unas, Joaquim Horta, Custódia Gallego e Luciana Abreu.
Apresenta, novamente, o talk-show da RTP 1, 5 Para a Meia-Noite de 2016 a 2020,[6] passando a ser a primeira cara do programa desde que o mesmo passou a semanal.
Desde 2017, coaprsenta o Festival RTP da Canção, em 2017, coapresentou a final do Festival RTP da Canção 2017, com Catarina Furtado e Sílvia Alberto.
Em 2017, foi a porta-voz do Festival Eurovisão da Canção 2017, onde revelou os votos de Portugal a nível do júri nacional.
Em 2018 apresentou, juntamente com Pedro Fernandes, a final do Festival RTP da Canção 2018, na RTP1.
No mesmo ano, apresenta o Festival Eurovisão da Canção 2018 juntamente com Catarina Furtado, Daniela Ruah e Sílvia Alberto.
Em 2019, apresentou, juntamente com o Vasco Palmeirim, a final do Festival RTP da Canção 2019, na RTP1.
Em março de 2020, coapresenta a Final do Festival RTP da Canção 2020, com Vasco Palmeirim, na RTP1.
Em 2020, apresenta na RTP1 o concurso Quem Quer Ser Milionário? – Alta Pressão.
Em 2020, voltou à apresentação de eventos relacionados com o mundo musical ao conduzir os estreantes Play – Prémios da Música Portuguesa, feito que repetiu em 2021 e 2022.
Em 2021, na RTP1 estreia um novo talk-show semanal “com a cara” de Cautela, que a mesma apresenta: Programa Cautelar. No mesmo ano, a coapresenta a 3ª temporada do programa I Love Portugal, também com Palmeirim. Por este último programa, a apresentadora auferia 10 mil euros/mês.[7]
No fim da primavera europeia de 2021, foram lançados dois anúncios televisivos da Uber Eats protagonizados por Cautela. Ambos foram os primeiros anúncios publicitários da plataforma em Portugal, que já estava disponível no país há alguns anos. Ambos os anúncios contam também com a participação de Herman José.[8]
Em 2022, apresenta na RTP1 um novo concurso semanal “Eu Faço Tudo por Amor”.
Prémios
Em 2021, foi galardoada nos Globos de Ouro, com o Prémio Especial 25 anos na categoria de Revelaçã